Na era digital, será que sua empresa continua no comando?

Nos últimos anos vimos uma mudança brusca no comportamento do consumidor. O acesso facilitado à internet e a democratização da informação foram pilares fundamentais para tais mudanças.  O seu cliente hoje está no comando, ele diz o que quer e o que não quer, ele busca informação, compartilha experiência, participa ativamente da construção da marca. Hoje o poder está na palma da suas mãos.

Mas será que o seu negócio está preparado para esse novo consumidor?

Não é fácil acompanhar tantas mudanças, mas é preciso. O marketing da sua empresa precisa se adaptar ao cliente conectado, com essa nova realidade surge à necessidade de novas ações, de um novo posicionamento de marca. Hoje a decisão de estar ou não na internet já não é mais sua, uma vez que, querendo o não a sua empresa pode estar presente nos comentários dos seus clientes.

A internet hoje é utilizada como uma espécie de “controle de qualidade” e o mesmo deve ser levado muito a sério pelas empresas, já que existem dados que mostram que 07 em cada 10 clientes acredita nas avaliações encontradas na internet e não comprariam de empresas cujo a avaliação não seja positiva.

No mundo digital o cliente é o protagonista, por isso adaptar-se as mudanças e criar experiências positivas são essenciais para os negócios.

Mas afinal o que a minha empresa pode fazer para atender esse novo cliente?

Crie Conteúdo de Qualidade – você precisa atrair, interagir e engajar sua persona. Para isso, nada melhor do que entregar algo de valor a ela. Nesse caso o Marketing de conteúdo é essencial para você criar relevância para sua marca. Mas lembre-se criar é diferente de copiar.

É preciso interagir com seu cliente – manter um bom relacionamento com cliente pode ser o grande diferencial da sua marca. E essa interação precisa ser feita através dos mais diversos canais, hoje o cliente quer e deseja poder falar com a empresa no canal que ele estiver. E, quando isso acontece e suas necessidades são atendidas , ele deixa de ser apenas um cliente e passa a ser um promotor da sua marca, ou o seu “fiel escudeiro”.

Preocupe-se com seu cliente após a venda – lembre-se que o seu relacionamento não acaba com a venda. Muitas vezes ele só começa, desta forma, preocupe-se com esse cliente, faça um pós venda, envie com a permissão do mesmo emails com as novidades, ofertas, um cartão de aniversário . Esses são detalhes que mostram o quanto esse cliente é importante para você e para o seu negócio.

O fato é que a percepção do cliente mudou, ele sabe e conhece a sua importância, assim como seus direitos e deveres. A nova era do consumidor digital é muito mais informada, atenta as mudanças e inovações e principalmente preocupada com o coletivo. Esse novo cliente não está apenas preocupado em atender as suas necessidades. Ele quer poder conhecer a empresa, verificar como essa trata os seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Quer saber com quais causas a empresa está engajada, quais suas preocupações e contribuições.

Mas fica a pergunta: a sua empresa está preparada para esse consumidor?

 

Vitor Santos

CEO

 

 

 

 

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