Sites X redes sociais: Como usar o Google Analytics para medir seus resultados?

Sites e redes sociais são ótimas formas de divulgação para um negócio. Além disso, existem
empresas que também só funcionam no universo digital, por isso, precisam de ferramentas
que alavanquem não só o site como as redes sociais também. É por isso que aqui você vai
conhecer o Google Analytics.

Mais do que conhecer essa ferramenta, vai entender como usá-la para conseguir medir os seus
resultados, e conseguir fazer cada vez mais sucesso na internet. Sendo assim, vamos logo ao
que interessa!

Como usar o Google Analytics

Antes de entender como se pode usar o google analytics, você deve saber exatamente do que
se trata essa ferramenta.

O Google Analytics é uma das principais ferramentas do marketing digital, que como você já
deve saber (ou mesmo se ainda não sabe) é essencial para que um negócio que funciona na
web (ou também nela) faça sucesso.

Ele é uma ferramenta disponibilizada pelo Google, como você já deve ter percebido. E além
disso, serve para medir o tráfego de sites e redes sociais, permitindo que o dono do site,
página ou perfil possa saber qual o número de pessoas que passou por aquele endereço
eletrônico, que clicaram em determinadas coisas, que só entraram e saíram etc.

Mas, como eles podem ser usados especificamente para sites e para redes sociais? É isso que
você vai entender a seguir. O universo online é um dos que mais cresce ao longo dos anos, e
por isso, muita gente está ingressando nele para empreender.

Já é possível notar o quanto um site pode ser lucrativo se for bem administrado, ou como uma
rede social ajuda a aumentar o tráfego do site, uma vez que recebe milhares de visitantes
todos os dias, se também forem bem administradas.

Mas, como já existem muitos sites, perfis e páginas nas redes sociais, é preciso encontrar uma
forma de se destacar entre os demais, e é para isso que o Google Analytics serve.
Você analisa o comportamento do seu público, verifica acessos, mede tráfego, e, a partir disso,
entende se precisa e quais estratégias devem ser utilizadas para atrair cada vez mais pessoas
para seu site ou redes sociais.

Sites

Como já foi dito antes, um site pode ser muito útil e lucrativo, mas só se for bem administrado,
por isso, uma ajuda é sempre bem vinda. O Google Analytics é uma ferramenta muito útil para
sites, porque a partir dele, é possível:

Obter relatórios de links externos: A função de um relatório de links externos é mostrar ao
administrador do site quais são os outros sites, campanhas ou apps estão levando usuários até
aquele endereço eletrônico.

Obter relatórios de páginas de destino: Este relatório, por sua vez, permite que o usuário veja
quais são as páginas que mais recebem visitas, e quais delas trazem mais resultados para
aquela empresa específica.

Obter relatório de palavras chave: O relatório de palavra-chave é responsável por demonstrar
dados dos usuários a partir das palavras-chave que estes usaram para chegar até aquele site.

Redes Sociais

As redes sociais também são ótimas alternativas para atrair o público para elas, ou mesmo
para um site específico, mas claro, se também forem bem administradas. Nesse caso, a
ferramenta disponibilizada pelo Google é muito útil. Se tratando das redes sociais, o Google
Analytics também desempenha um excelente papel, uma vez que:

  • Te dá informações sobre os visitantes: O Google Analytics te deixa por dentro do que
    os seus seguidores nas redes sociais estão compartilhando, além de outras
    informações importantes para que você possa atraí-los.
  •  Mostra o que o visitante viu na sua rede social: Você também fica por dentro de qual
    caminho os usuários percorreram em suas redes sociais antes de chegar até o seu site.
  • Quantifica o valor das suas redes sociais: O Google Analytics também quantifica o valor
    das suas redes sociais

Agora você já sabe para que serve e como usar o Google Analytics para medir seus resultados.
Quem não conhece essa ferramenta, está muito atrasado no mundo dos negócios, por isso,
que tal dar algumas dicas para seus amigos empreendedores no universo online?

Além disso, não espere mais para utilizar o Google Analytics!

Um comentário em “Sites X redes sociais: Como usar o Google Analytics para medir seus resultados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *