Você não é seu concorrente, então por que continua fazendo marketing igual a ele?

Semanalmente eu atendo inúmeros clientes e muitos deles já tem idéias de marketing prontas na sua cabeça e basicamente elas se resumem a: “eu quero o meu site, minhas redes sociais e até a identidade social igual ao fulano…” Só que esse fulano é o meu concorrente.

Ai eu me pergunto: Como assim, replicar o concorrente? Não seria melhor criar algo próprio? Ou quem sabe ser copiado no lugar de copiar? Acho que sim você pode acompanhar a concorrência, mas isso não quer dizer que você deva copiá-lo.  Não será melhor criar a sua própria identidade visual, criar uma estratégia de marketing diferenciado, buscar resultados únicos?

Se você quer se diferenciar, não será fazendo igual ao concorrente que vai conseguir, certo? No mínimo precisa fazer melhor.  Então pense onde gostaria de chegar, e trace estratégias de marketing que possa ajudá-lo a chegar ao seu objetivo. Nem sempre é fácil, mas vale à pena tentar.

Mas por onde começar? Ah! Nisso eu posso te ajudar:

  1. Defina aonde quer chegar com seu negócio – quais as estratégias de marketing serão necessárias, quais os custos que estarão envolvidos, quanto tempo demanda cada estratégia, será feita por mim ou por terceiro, em quanto tempo espero ter retorno. Acredito que com essas perguntas respondidas você já consegue ter idéia de quais serão as ações mais apropriadas para seu negócio;
  2. Defina quem é seu cliente – saber quem seria o cliente ideal, aquele que você gostaria de vender diariamente é essencial para alinhar a sua estratégia de Marketing. Se você ainda não sabe, antes de seguir com a sua leitura da uma olhadinha rápida nesse post que te ensina como definir quem é seu cliente ideal.
  3. Crie um web site ou um e-commerce – tenho visto muitas pessoas dizendo que site é coisa do passado e posso dizer que elas estão completamente equivocadas. Porém, site é coisa para quem tem uma estratégia de marketing e vendas bem definida. Pois, ele é uma poderosa ferramenta de trabalho para quem usa internet. E atualmente quem não usa? Então ter um bom site e mantê-lo atualizado é fundamental. O ambiente virtual está presente na rotina das pessoas, através da internet são feito buscas que normalmente caem em sites, feito campanhas que são direcionadas para sites. Então como assim você não tem um site? Ah! Já passou da hora de você rever seu conceito. Afinal você acha que seu cliente procura aonde quando quer comprar algo? Mas, ter um site só por ter também não vale à pena, você precisa cuidar e dele e ficará espantado em saber quanto retorno ele pode lhe dar. Está com dúvidas? Da uma lida nesse post e veja as 05 dicas que irão te motivar!
  4. Redes Sociais – Se o seu cliente está nas redes sociais, também esteja lá! Mas calma, lembre-se que lá está para um momento de lazer, então evite ficar bombardeando ele de propagandas. Além disso, esteja nas redes sociais que seu cliente está e não nas que você gostaria de estar. Cuidado! Muito cuidado com a métrica da vaidade, de nada adianta um monte de seguidores se ninguém compra de você. Mantenha periodicidade e cuide da usa identidade visual. Se for da sua empresa, não é seu. Então nada de misturar o pessoal com o profissional. Crie post que farão o seu cliente interagir com você, faça perguntas, sorteios, conte uma história sobre o seu produto ou serviço, curiosidades são bem vindas. E, não se esqueça de postar em horários apropriados. Gostou? Então fique atento a essas dicas que separei para você sobre o poder das redes sociais.
  5. Divulgação – Bom como você já sabe estar na internet é fundamental. Mas de nada adianta estar e não se destacar. E como fazer isso? Para você ser encontrado você precisa entender a jornada de compra do seu cliente e criar materiais para cada etapa. Esse não é um processo rápido, por isso a divulgação é um ponto fundamental para dar aquele up no seu negócio. Mas o que devo fazer? Você pode criar campanhas no Google adwords. Pode fazer campanha nas redes sociais. Escrever para outros blogs que não o seu e aliar com estratégias de outbound. Uma coisa é certa você precisa ser visto. Lembra do ditado: Quem não é visto não é Lembrado.
  6. Entenda a jornada de compra do seu cliente – você já deve ter visto ou ouvido falar no final de vendas, nada mais que os caminhos que o seu cliente atravessa até finalizar a compra. Porém, para cada etapa a um tipo de conteúdo a ser desenvolvido para o mesmo. Se você entende o processo de compra dele, certamente vai poder ser mais assertivo no conteúdo que pretende desenvolver para ele.
  7. BLOG – Manter um blog em seu site é essencial, além de manter seu site atualizado ele disponibiliza conteúdo educativo a seus clientes. Então não pense duas vezes, e comece a criar conteúdo agora mesmo.
  8. Acompanhar os resultados – Observe os resultados de cada ação e vá ajustando-as conforme suas necessidades. Lembre-se que cada ação demanda um tempo para os resultados aparecerem, então nada de abandoná-las pelo meio do caminho.

Agora que você já tem uma idéia das primeiras ações a serem desenvolvidas para promover a presença digital do seu negócio na internet.  Não será necessário copiar ninguém e sim se diferenciar. Vai precisar de boa vontade para destinar um pouquinho de tempo para essas ações e determinação para não desistir. Afinal tudo que nos faz sair da nossa zona de conforto, pode parecer desnecessário e cansativo. Mas lembre-se, quanto antes começar melhor.

Como você já sabe se precisar daquela mãozinha. É só chamar!

 

Vitor Santos

CEO

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